top of page
  • Augusto Yumi

Porque seria bom fazermos terapia?

Atualizado: 11 de abr. de 2020


Psicologo em Porto Alegre

Muitas pessoas tem preconceitos em relação à terapia. Quem nunca ouviu "isso é pra quem é louco!"? A ideia de minimizar o sofrimento humano sempre existiu, desde o surgimento da humanidade. O que chamamos de psicoterapia hoje, uma terapia com viés mais estruturado e pautado pela ciência começou no final do século XIX na Europa com Joseph Breuer e Sigmund Freud, mas antes a humanidade já tentava curar seu sofrimento com os xamâs ou outras figuras com viés mais religioso e místico.

A denominação de Psicoterapia já retrata um método de tratamento baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. A sua finalidade é o tratamento de questões pessoais, como dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais.

Podem realizar "Psicoterapia" tanto psicólogos, quanto psiquiatras. Os psicólogos fazem sua graduação em Psicologia, e psiquiatras se formam em medicina e fazem a residência em psiquiatria.

Uma pessoa com Fobia Social, por exemplo, tem dificuldades cognitivas (pensamentos de que as pessoas o estão julgando por exemplo), dificuldades emocionais (ansiedade extrema) e comportamentais (evita situações sociais). Hoje com o avanço nos estudos e com o desenvolvimento da psicologia como ciência, já temos psicoterapias com comprovação de eficácia no tratamento da maioria dos Transtornos Mentais (como chamamos as doenças psicológicas) e não, não precisa ser "louco" para fazer psicoterapia. Todos precisamos de ajuda em algum momento da vida, se estamos com dor de dente, vamos ao dentista (o especialista). Se estamos com algum problema psicológico devemos procurar um psicólogo ou psiquiatra da mesma forma. Não há porque continuar sofrendo por alguma questão que tem solução!


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page